sábado, 12 de julho de 2008

Rádio Heliópolis

Rádio Heliópolis

Após a reabertura da rádio, em julho de 2007, a rádio Heliópolis opera em regime experimental na freqüência 87,7 Mhz, com licença provisória concedida pela Anatel, e renovável a cada 6 meses.

Com equipamentos novos e modernos, e com a nova sede, agora na Rua Paraíba, a Rádio Heliópolis pretende conseguir a autorização definitiva de funcionamento, e assim, se profissionalizar, podendo remunerar seus funcionários, aumentar seu alcance, e melhorar a estrutura de seus cursos profissionalizantes oferecidos aos jovens da comunidade.


Breve histórico

A rádio começou a funcionar há 15 anos, no início se chamava rádio Corneta, pois era transmitida a comunidade através de cornetas colocadas no lado de fora da UNAS – União dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco.

Passou algum tempo e a rádio comprou transmissores e passou a usar, de forma irregular, a freqüência 97,7Mhz, sua sede era em uma sala improvisada cedida pela UNAS e seus equipamentos eram precários, mas a atuação na comunidade era crescente e cada vez mais presente.

Em junho de 2006 a rádio foi fechada e lacrada pela Anatel e pela polícia federal, por problemas de concessão de licença.


Programação

A rádio entra no ar, diariamente às 6:00 e encerra as transmissões a meia noite.
Programas musicais, como “na onda do sucesso”, “freqüência do sucesso” e “revolução rap” fazem da rádio Heliópolis, uma emissora eclética tocando vários estilos musicais durante a programação.

Hoje, a rádio conta com um acervo grande de músicas, graças a melhora da estrutura, que hoje possui internet, telefone e computadores com grande capacidade de armazenamento.

O locutor e apresentador do programa “Freqüência do Sucesso parte 2”, Ricardo Rocha, 20 anos, contou que na sede antiga, os apresentadores e Djs que levavam seus CD´s e Discos para tocarem em seus programas, o que prejudicava na questão de variedade de músicas, e gerava reclamações dos ouvintes, que ouviam as músicas que gostavam apenas em horários específicos.


Atuação na comunidade

A rádio Heliópolis oferece serviços à comunidade, como anúncio de documentos perdidos, cães desaparecidos, crianças que se perdem dos pais, entre outros.

Os locutores trabalham de forma voluntária, e recebem apenas pequenas porcentagens dos anúncios publicitários que fazem em seus horários. Os principais clientes da emissora são os pequenos comércios da comunidade, como o Açougue, loja de móveis, funilaria, lanchonetes e mercadinhos locais.

A tabela de preços de anúncio é variável, mas não de acordo com o horário ou audiência, mas de acordo com o que o cliente pode pagar, e esse dinheiro também ajuda a financiar a estrutura da rádio.

Outra ação importante dos integrantes da rádio, são os cursos oferecidos aos jovens da comunidade; São cursos voltados para o trabalho em rádio, como Oficinas de locução, oficinas de DJ, aulas de jornalismo, música e operação de mesa de som.

A coordenadora de jornalismo da rádio, Claudinha Neves, 25 anos, é uma das professoras dessas oficinas, ensinando locução e jornalismo aos jovens.

Hoje, todos os alunos formados pelas oficinas trabalham de alguma forma na Rádio Heliópolis, atuando na área que cursou.


Estrutura física

Depois de reaberta, a rádio mudou-se para a Rua Paraíba, 76, em um sobrado com mais espaço e com uma boa estrutura.

O estúdio principal fica no andar de cima, e conta com computadores modernos, internet, telefone, mesa de som e sistema de isolamento acústico.

Na parte de baixo da casa, fica a antena de transmissão, uma sala da diretoria, um depósito, cozinha, sala de estar, e um bom estúdio de gravação, também com isolamento acústico e amplo espaço.



Jornalismo

Durante a programação do dia, os apresentadores narram os principais fatos ocorridos no Brasil e no mundo, com notícias que pegam através da internet.

Nós notamos que falta um pouco mais de jornalismo durante a programação, e que os alunos das oficinas poderiam atuar como repórteres na comunidade.

A coordenadora Claudinha Neves, diz que espera a outorga definitiva para a rádio poder se profissionalizar e ampliar sua atuação no jornalismo, pois hoje eles contam com poucos recursos para investir nesta área.

Interação com os ouvintes

Pelo telefone 2273-1844, os ouvintes e moradores podem ligar para o apresentador e pedir o que quiserem; músicas, informações, anunciar alguma coisa, etc. Os colaboradores da rádio sempre atendem com muita presteza e dispostos a ajudar quem precisa.

A rádio também fica de portões abertos para qualquer pessoa entrar e conhecer, o locutor Ricardo diz que no horário dele as pessoas podem também participar da programação e falar ao microfone, mandar recados e anunciar músicas.


Situação e processo de habilitação

Segundo a coordenadora Claudinha Neves, a rádio está cumprindo as exigências da Anatel para se legalizar, e espera que o isso aconteça logo.

A licença provisória de funcionamento vence em janeiro, Claudinha acredita que ela será renovada por mais 6 meses, até que consigam a concessão definitiva.

fotos do local:

Fachada:


Estúdio principal, apresentador Ricardo Rocha


Torre de transmissão



São Paulo, 20 de dezembro de 2007

PS: Em Junho de 2008, a Rádio Heliópolis recebeu a outorga de funcionamento e está legalizada na Anatel.

Um comentário:

Sheililika disse...

Gostaria de parabenizar os criadores da Rádio Heliópolis não apenas pela a iniciativa, mas também pela persistência que possuem. Vocês são verdadeiramente especiais e de extrema importância para a comunidade. Que Deus ilumine teus caminhos e abênçõe cada conquista de vocês em pról da rádio. Beijos e Beijokas.