Ao invés de utilizar o dinheiro aplicado para investimentos na comunidade, os bancos preferem utilizá-lo de forma especulativa.
O Economista e professor Ladislaw Dowbor criticou, durante entrevista coletiva na redação da Oboré no último sábado, (19), o processo que consiste em utilizar o dinheiro investido nos bancos para fazer aplicações financeiras, ao invés de investir este dinheiro em prol do bem estar da comunidade, tornando a especulação financeira papel principal das ciências econômicas estudadas hoje.
Para Dowbor, o lucro e o poder gerados pela especulação financeira fazem com que os estudos da ciência econômica se concentrem mais nesta área, quando na verdade, a economia deveria servir como instrumento para o desenvolvimento, com investimentos nas comunidades.
Pessoas e instituições que investem nesta área enriquecem com o trabalho dos outros e não produzem nada, além de descapitalizar o setor produtivo, o Estado e as comunidades locais. Sobre este assunto, o professor dispara: “é o rabo que balança o cachorro, ao invés da economia servir à sociedade, e a sociedade que serve à economia”.
Sobre as conseqüências da financeirização da economia, Dowbor cita que a maioria dos vencedores do Prêmio Nobel de economia, são teóricos especializados em estudos da área financeira, e revela que o Prêmio Nobel de economia, na realidade não existe: “o que existe é um prêmio oferecido pelo Banco da Suécia, que homenageia Alfred Nobel, e propositalmente e entregue na mesma semana de premiação do prêmio Nobel”.
Para Dowbor, a criação de caixas econômicas municipais seria uma alternativa inteligente aos bancos convencionais, que cobram taxas e juros abusivos e nada devolvem à comunidade. As caixas municipais investiriam o dinheiro das poupanças e dos investimentos nas empresas, comércio e nos serviços locais, assim como fazem mais de 10 mil comunidades no Brasil, que cansaram de esperar por prefeitos que nunca resolveram os problemas da sociedade.
A distribuição de renda é outro fator determinante para o desenvolvimento, aquecendo a economia, gerando empregos e diminuindo a desigualdade, no livro “Democracia econômica” Ladislaw Dowbor diz: “muito dinheiro na mão de poucos gera o caos, enquanto pouco dinheiro na mão de muitos gera resultados impressionantes em termos de progresso econômico e social”.
São Paulo, 20 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário