Ex-secretário de transportes diz que não existe solução de engenharia para o trânsito, e que restringir trabalho de caminhões só prejudicaria a cidade.
"Do ponto de vista da engenharia e da arquitetura, não há muito o que se possa fazer para melhorar o trânsito, enquanto motos forem vendidas por prestações menores que a taxa de vale-transporte, e os carros tiverem prestações inferiores ao salário mínimo". Foi assim que Bussinger começou sua explanação, na entrevista coletiva dada aos estudantes do projeto repórter do futuro, na redação da Oboré, no último sábado (26).
O trânsito, apontado pelos estudantes como maior problema da cidade de São Paulo, tende a piorar a cada dia que passa. Com o aumento do crédito e a facilidade de pagamentos em longo prazo, cerca de mil carros novos entram em circulação nas ruas da cidade a cada mês, causando recordes de congestionamento, poluição e perda de qualidade de vida da população.
Além do aumento dos carros, o fluxo de caminhões que passa pela cidade também é um fator decisivo para o problema, porém não são os caminhões que estão na cidade para o abastecimento, transporte e serviços locais os maiores vilões, o problema maior são os veículos que cruzam a cidade apenas de passagem, vindo de outras cidades ou estados, com destinos que não sejam São Paulo.
Bussinger criticou a medida ventilada pelo prefeito Kassab, de proibir a circulação de caminhões na cidade durante o dia, pois tal medida prejudicaria o abastecimento e o desenvolvimento, o que poderia gerar diversos problemas, desde o aumento de preços de produtos transportados até o aumento do roubo de cargas, já que a circulação ocorreria apenas nas madrugadas. Os caminhões que circulam em São Paulo correspondem a apenas 3% do total da frota de veículos, contra 75% dos automóveis. Outra ressalva, é que se a restrição for aprovada, seria necessário fazer algumas exceções à regra, o que poderia acarretar em muitas exceções e a lei pode acabar não funcionando como planejada.
As sugestões apontadas para melhoria do trânsito são as mesmas que os paulistanos estão cansados de saber; melhorar o transporte coletivo, ampliação do Metrô, e criação de mais corredores de ônibus. Com mais corredores, a frota pode circular com mais velocidade, fazer maior número de viagens e atender as pessoas com mais conforto e comodidade.
Para Bussinger, a questão do aumento dos carros na cidade, congestionando as principais vias e o centro da cidade, poderia ser melhorada com medidas restritivas, inibindo os motoristas a sair de casa com carro se o destino for o centro da cidade. As soluções apontadas foram à restrição do estacionamento nas ruas, e a diminuição de estacionamentos particulares, que certamente contribuiria para a diminuição de carros no centro e incentivaria a população a procurar outros meios de locomoção.
Bussinger é otimista, e lembra que na década de 60, a cidade vivia com um sério problema no trânsito, o que gerou a tomada de conseqüências como construção do Metrô e de corredores de ônibus, revolucionando os transportes na cidade e o modo como as pessoas viviam. Para ele, nos dias atuais, a cidade está próxima de tomar consciência que é preciso fazer uma nova revolução nos transportes, e transformar a cidade num lugar melhor para se viver.
sábado, 12 de julho de 2008
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