segunda-feira, 18 de agosto de 2008

BLUETOOTH: Como a publicidade está utilizando esse recurso para impactar os clientes

BLUETOOTH
Como a publicidade está utilizando esse recurso para impactar os clientes

Imagine você no estádio de futebol torcendo por seu time de coração quando a vontade de ir ao banheiro aperta, e no momento em que você está fora da arquibancada seu time marca um gol. Certamente as lamentações serão muitas e o arrependimento maior ainda. E se poucos minutos depois você recebesse uma mensagem em seu celular via bluetooth com o replay em vídeo da jogada que acabou de perder? Isso já é possível, inclusive alguns estádios brasileiros já estão implantando esta tecnologia.

Além do exemplo do estádio de futebol, o Bluetooth está servindo de instrumento de marketing em muitas outras áreas, como shopping centers, danceterias, shows, festas, e qualquer tipo de evento ou local com grande quantidade de pessoas.

Na cidade de São Paulo, com a “lei cidade limpa” implantada em 2007, mídias externas foram restringidas de maneira radical, fazendo com que a publicidade seja mais atuante em ambientes internos, com ações de merchandising, publicidade dirigida e segmentada. O exemplo de São Paulo pode passar a ser copiado por outras cidades do país, e causar uma tendência de acabar com as publicidades externas.

Pensando nessas dificuldades que empresas especializadas em publicidade para telefonia celular estão entrando no mercado para transformar este meio, ainda pouco explorado, em uma oportunidade para os empresários se comunicarem com seu público-alvo.

Impactando o cliente

No final de 2007 o Brasil contava com mais de 120 milhões de aparelhos de telefone celular, e cerca de 1/3 deles já tinham a tecnologia Bluetooth, porém a proporção cresce a cada dia, uma vez que todos os celulares novos contém Bluetooth, e em cada 2 anos se troca praticamente toda a base de aparelhos.

Cerca de 85% de todas as decisões de compra de algum produto são tomadas no ponto-de-venda, e apenas 15% são planejadas. Com esse número em mãos, empresários e agências de publicidade podem utilizar o telefone celular para enviar promoções e impactar o consumidor dentro do próprio ambiente de negócios, podendo aumentar suas vendas e lucros.

Além de provocar compras por impulso, o sistema também interage com o público, oferecendo benefícios associados ao local de instalação, também pode reforçar o valor de uma marca no ponto-de-venda.

Como Funciona:

No local de cobertura, é colocada uma mensagem em forma de placa ou painel, pedindo ao usuário que habilite o bluetooth em seu celular, uma vez ligado, o usuário recebe uma mensagem perguntando se deseja receber uma promoção de uma marca X, caso aceite, o usuário recebe a mídia, que poderá ser enviada em forma de texto, vídeo ou imagem com a propaganda ou promoção do cliente.

Empresário do setor de Mobile Marketing, Felipe Rigolizzo, diz que a mídia é excelente, pois o índice de leitura das mensagens é alto, além do grande tempo de permanência da mensagem na memória do celular, deixando o anúncio com o receptor por mais tempo.

Rigolizzo explica alguns benefícios de adotar o bluetooth como mídia: “uma vez que o cliente é beneficiado e recebe regalias ao ativar o seu bluetooth, poderá virar uma mania, moda, quem não tiver o celular moderno, com esta tecnologia, vai querer se atualizar e participar desta nova moda. As pessoas mostram aos amigos o vídeo que receberam, comentam que foram bem tratados nas lojas e conferiram as novidades do local. Além do cliente não apagar a mensagem se não tiver vontade, deixando-a armazenada por tempo indeterminado, fazendo o anunciante ficar dentro do celular do seu público-alvo”.

Privacidade

Uma dúvida pertinente que os anunciantes costumam ter é se as campanhas não podem se tornar inconvenientes, como os Spams que recebemos por e-mail, uma vez que o telefone celular é um aparelho de pessoal, e as mensagens são enviadas sem permissão.

Neste caso, os empresários se defendem dizendo que a tecnologia não é invasiva, pois é solicitada permissão ao dono do aparelho para o envio de mensagens.

Todos os aparelhos localizados na rede recebem uma solicitação de mensagem, se ele a recusa, não será mais abordado em nenhum momento por aquela campanha. No caso de outra campanha, o mesmo usuário só será abordado em, no mínimo, uma semana.

Os empresários garantem que o mesmo usuário não será abordado duas vezes pela mesma campanha em menos de 24 horas, e também que não será abordado pelo mesmo conteúdo mais de três vezes.

Esta é a garantia que os empresários de Mobile Marketing dão de não tornar chato ou inconveniente este método de comunicação.

Cases de sucesso:

Esse tipo de comunicação já esteve presente no festival Quilmes Rock, evento musical mais importante de Buenos Aires, onde uma empresa de mobile marketing fez suas promoções via bluetooth, e o resultado foi acima do esperado pelos organizadores.

Na entrada da arena do show, era comunicado às pessoas que ativassem o dispositivo bluetooth de seus aparelhos celulares, após ligado, uma mensagem era enviada pedindo para o cliente passar em algum estande dentro da arena para retirar seu brinde, e ao chegarem no local, as empresas puderam fazer promoções com os clientes in loco.

Outro cliente que também está utilizando com sucesso esta modalidade é o Hard Rock Cafe, em São Francisco, Estados Unidos, onde vem desde o final do ano passado fazendo uma campanha de bluetooth marketing com a intenção de “arrastar” os visitantes do Pier 39 para o seu restaurante.

Quem passar pelo local e estiver com o bluetooth ativado poderá optar por receber conteúdo do Hard Rock Cafe. Que além de um mobile video, as pessoas receberão mobile cupons de descontos no restaurante mais famoso e badalado da cidade.

Instalação do produto:

Um servidor e um equipamento disparador de mensagens são alocados em um local não visível ao público, dentro das dependências do cliente, onde deve contar com energia elétrica 110 ou 220 volts, o equipamento pode ser conectado aos servidores de três maneiras: rede ethernet, wi-fi ou GPRS. Uma antena é posicionada de maneira para se “iluminar” a maior área possível, atingindo o maior número de clientes no raio de ação do produto.

As empresas de mobile marketing costumam disponibilizar os equipamentos em forma de aluguel aos clientes, ou dependendo do caso, as vezes até gratuitamente, recebendo apenas o valor combinado por mensagens disparadas. Este é um dos diferenciais que as empresas estão utilizando para atrair mais clientes.

Projeções para o futuro:

O sistema tem altíssimo potencial de uso, mas ainda engatinha no Brasil, muito por desconfiança dos anunciantes e por falta de algumas tecnologias que asseguram mais confiança ao cliente e ao usuário.

Para resolver estas deficiências as empresas já trabalham no desenvolvimento de novas plataformas e programas para otimização do serviço, como a identificação do perfil do usuário de cada número de telefone celular, para poder mandar mensagens mais personalizadas aos clientes, gerando um rico banco de dados, e uma segmentação cada vez mais específica, fazendo com que os clientes conheçam a fundo seus usuários, clientes e receptores das mensagens.

Outro método que está nas mesas dos desenvolvedores é o sistema de cobrança por impacto, fazendo com que o cliente (ponto-de-venda) pague à empresa de Móbile Marketing cada vez que um cliente faça uma compra incentivado pela campanha. Isso da maior feedback se for utilizado em forma de promoções valendo brindes ou bons descontos, quando o usuário apresenta o celular na hora de pagar. Pelo sistema de cobrança por impacto, o cliente vai evitar gastar dinheiro com quem não interessa e vai gerar muito mais lucro para as empresas Mobile e seus parceiros.

Com a evolução dos aparelhos e da velocidade de transferência de dados, em breve as transmissões serão mais rápidas, e a capacidade de armazenamento dos aparelhos será maior, fazendo com que o departamento de criação das agências criem vídeos publicitários específicos para mídia móvel, para a telinha do celular, e não somente isso.

A mídia considerada a mais interativa poderá criar jogos ou sistemas de navegação específicos para cada cliente, cada loja e cada evento, gerando mais empregos nos ramos de tecnologia, publicidade, vendas, etc. criando um ciclo virtuoso na economia dos setores beneficiados.

BOX

Dente azul?!
O nome Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand - em inglês Harold Bluetooth (traduzido como dente azul, embora em dinamarquês signifique de pele escura). Blåtand foi conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Da mesma forma, o protocolo procura unir diferentes tecnologias, como telefones móveis e computadores.
O logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan correspondentes às letras H e B no alfabeto latino.

Por Allan Ravagnani
Escrito em Maio de 2008
Matéria para revista Mobile World

Nenhum comentário: